Não vamos casar !

Detesto casamentos. Detesto particularmente casamentos de Verão. Detesto as filas de carros a buzinar com merdinhas brancas penduradas nas antenas. Detesto a hipocrisia do casamento, do dia, do contrato e da instituição. Se também detestas algumas destas coisas junta-te ao club

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Babel

Hoje inspirada pelo filme que fui ver, apetece-me falar de cinema, dizer que gostei muito deste filme, é profundamente dramático, o leque de personagens um verdadeiro luxo, a luz e fotografia são uma delícia, os planos das histórias ostentam uma construção gradualemente equilibrada e até a previsibilidade do enredo se revela bem peculiar. Gostei principalmente do final que quando se apresentava já inevitavelmente trágico sofreu uma reviravolta que o tornou apenas profundamente triste e irónico. É um filme intenso.
E já que estou a falar de filmes, aproveito para deixar aqui uma palavra sobre o "Apocalypto" do Mel Gibson (hoje vi a apresentação e os actores não são os do filme). Ele é um realizador verdadeiramente sádico, o filme é de uma violência brutal, do princípio ao fim, como caracterização de uma civilização perdida está genial, e retrata sem dúvida, sem panos quentes a brutalidade que os achados arqueológicos têm trazido a lume sobre este povo, construtores de pirâmides das Américas, mas não havia necessidade de tantos planos explicítos de violência inenarrável. Não recomendado a pessoas sensíveis. Aliás a Paixão de Cristo parace uma luta de mulheres na lama quando comparado com esta perfeita chacina (e os espanhóis só aparecem na última cena).
Amanhã vou ver o Scoop.