Não vamos casar !

Detesto casamentos. Detesto particularmente casamentos de Verão. Detesto as filas de carros a buzinar com merdinhas brancas penduradas nas antenas. Detesto a hipocrisia do casamento, do dia, do contrato e da instituição. Se também detestas algumas destas coisas junta-te ao club

terça-feira, fevereiro 22, 2005

O primado da política

Eu amo política, não apenas o que normalmente as pessoas consideram política, mas tudo, todo o universo absoluto em que esta palavra, aparentemente tão simples, mas carregando um tão significativo e complexo conteúdo em muito do que constitui a vida, não só a minha, mas a de todas as pessoas, não só as da Pontinha, ou de Lisboa, ou da Europa, mas sim, todas as pessoas do mundo. A política é, em primeiro lugar, toda e qualquer forma de controle e manutenção de ordem em todos os sítios. Claro que as suas facetas são inumeráveis e até talvez impossíveis de precisar, e tiveram na história passada, tantos outros aspectos e formalidades representados na prática na eterna relação de confronto - domínio entre os povos. Em 2º lugar, a política exerce os mais diferentes papéis na hierarquização do poder e das formas descendentes de organização das sociedades, sendo que cada indíviduo está inserido, no centro de um círculo que é incorporado num número elevado e multiplo conjunto de diversos outros círculos sociais que o abrangem e o rodeiam em qualquer local, durante toda a sua vida. O Homem é um animal político, porque é um animal social. É díficil, senão impossível, ser uma ilha isolada.
Quanto á politicazinha, aqui mais centrada no meu país, devo dizer, que não compreendo, porque estão sempre a comparar Portugal com os Estados Unidos, em questões de política mais sistémicas, o nosso sistema político tem poucos paralelos com o norte americano, porém os senhores como o silencioso delgadinho, persistem em dar exemplos comparativos, apesar de na Europa haver exemplos muitos mais passíveis de ser comparados, sendo que o pior, derradeira razão, é a triste realidade de o sistema norte americano ser em muitas coisas o exemplo de como não deve ser um sistema político. O nosso ainda assim podia ser melhorado em muitos aspectos.