Não vamos casar !

Detesto casamentos. Detesto particularmente casamentos de Verão. Detesto as filas de carros a buzinar com merdinhas brancas penduradas nas antenas. Detesto a hipocrisia do casamento, do dia, do contrato e da instituição. Se também detestas algumas destas coisas junta-te ao club

quarta-feira, novembro 03, 2004

A palhaçada

Não consigo compreender a razão pela qual a grande potencia mundial deste pobre planeta gasta biliões inimagináveis de dólares para reeleger um candidato que já estava reeleito e que ganhou umas eleições em q teve menos votos que o seu adversário.

Esta realidade advém do sistema político norte-americano e de uma das suas mais graves patologias que, através do esquema da eleição indirecta, e apenas possível num contexto de bipolarização absoluta do espectro político, permite q o candidato que granjeou menos votos ganhe.

A Nova-Zelândia após verificar o apracimento desta patologia no seu sistema político, procedeu à sua reforma, pois este tipo de sistema tem um grau de democraticidade efectiva bastante baixo. Os Estados-Unidos tem este sistema à mais de dois séculos e acha que o melhor procedimento é manter o acordo de cavalheiros entre democratas e republicanos e sanar estas situações à vez.

A Democracia é apenas a mais livre das ditaduras e assume frequentemente, e dependendo de muitos factores, diversas formas oligárquicas, poliárquicas, mas a sua fragilidade aumenta exponencialmente com a displicência fortuita com que os sitemas políticos são programados pelos modernos Partidos de Cartel. O mais extrórdinário é podermos suspeitar que os grandes liberais que fizeram a Constituição dos Estados Unidos não ponderaram esta situação.